Disponibilidade: Imediata

Gesso Agrícola Agranel (Tonelada)

R$ 0,00
Descrição do produto

GESSO AGRICOLA consegue-se bons resultados. Pesquisas mostraram que, quando o gesso agrícola foi aplicado no solo, a concentração de raízes aumentou nas camadas subsuperficiais e mais profundas chegando a 22% e 12%, respectivamente. Houve uma melhor distribuição do sistema radicular ao longo do perfil do solo.


O gesso agrícola é um subproduto da produção de ácido fosfórico, contendo 32% de CaO e 19% de enxofre (S). O gesso agrícola se dissocia em Ca²+ e SO4²-. Embora possua CaO na sua composição, o gesso não é um corretivo do solo, nem pode ser utilizado como um produto para neutralizar a acidez. A vantagem do gesso agrícola é que ele possui o ânion SO4 (sulfato) que confere uma maior mobilidade ao cálcio, transportando-o para as camadas mais profundas. O SO4 se liga ao alumínio formando o sulfato de alumínio que é insolúvel e, portanto, não absorvido pelas plantas. O íon SO4é facilmente perdido por lixiviação. Desta maneira, o gesso agrícola minimiza os efeitos tóxicos do alumínio para as plantas. Além disto, o gesso fornece cálcio e enxofre para os vegetais. A indicação de uso de gesso agrícola deve ser feita quando uma destas condições seja satisfeita:


Teor de cálcio (Ca) seja menor ou igual a 0,4 cmolc/dm³;

Teor de alumínio maior que 0,5 cmolc/dm³;

saturação por alumínio (m%) maior que 20%.

Atenção:se os dados da análise do solo estão em mmolc/dm³, nos itens 1 e 2 basta multiplicar os valores por 10.


Para saber se há necessidade de aplicar gesso, o agricultor deve providenciar nas seguintes etapas:


Retirar amostras de solo em diferentes profundidades, ou seja, amostra média da camada 20 40 cm e da camada de 30 60 cm.

Não misturar as amostras destas camadas. Serão enviadas duas amostras médias em separado ou independentes.

A aplicação do gesso agrícola deve ser feita, de preferência, em dias chuvosos para facilitar a dissolução e poder atingir as camadas subsuperficiais. A recomendação de gesso deve atender o que está na análise do solo. Aplicações de gesso, sem controle, pode acarretar aplicações excessivas que se constituirão num problema de desequilíbrio no solo: perdas de potássio (K) e de magnésio (Mg) por lixiviação. Outra forma de utilização do gesso é na correção de solos sódicos. O sódio (Na) é pouco retido no solo, sendo substituído facilmente pelo cálcio. Em virtude disto, há formação de sulfato de sódio que é lixiviado. Em solos arenosos, de baixa CTC, a aplicação de gesso deve ser feita com cuidado, pois poderá provocar uma movimentação de cátions para as camadas muito mais profundas, longe do alcance das raízes. Um controle, a partir de análises de solo, deve ser feito frequentemente para acompanhar este movimento de bases trocáveis.

Receba novidades